Só tem no Instagram

Quando o blog nasceu, em fevereiro de 2009, o YouTube era uma criança de quatro anos. Os vídeos eram amadores: tinham qualidade sofrível, muitas vezes vindos de cópias de VHS, ou feitos com as câmeras da época. Além disso, eram rapidamente excluídos da plataforma por questões de direitos autorais, porque era incomum vídeos serem feitos especificamente para publicação na Internet.

Sendo assim, eu ainda estou revendo todos os posts do blog, desde o começo, e repondo muitos links. Hoje, as companhias de dança têm seus canais oficiais, suas contas em redes sociais, publicam trechos de espetáculos numa ótima qualidade e produzem conteúdo para esse fim. É outra história!

Mas, como vocês sabem, as coisas mudam de lugar. O YouTube perdeu espaço para o TikTok, o Instagram deixou as fotos de lado e abraçou os vídeos e, assim, boa parte do conteúdo acabou migrando para esses espaços.

Para mim, que gosto de vídeos no blog, porque é uma maneira de manter o conteúdo para pesquisa, a coisa complicou um pouco. Há sequências maravilhosas que valeriam bons posts, mas elas não estão disponíveis no YouTube, apenas no Instagram. Quero chorar de desgosto.

Mas chorar por quê? Porque é possível colocar os posts aqui, mas vocês terão de clicar nele e assistir lá no Instagram. Ou seja, esse trabalho tem de valer a pena.

Por isso, escolhi dois dos meus vídeos preferidos que só encontro lá. Sei de cor, de tantas vezes que vi.

O primeiro é um trecho de Mosaic, de Sidi Larbi Cherkaoui, para a Martha Graham Dance Company. A bailarina é a Anne Souder. A sequência, a fluidez dos movimentos, a beleza da cena, amo tudo.

O segundo é um vídeo do Grupo Corpo, feito especialmente para as redes sociais em comemoração dos 45 anos da companhia, do espetáculo Corpo, com coreografia de Rodrigo Pederneiras e música de Arnaldo Antunes. Eu fico hipnotizada toda vez que assisto, a música e a coreografia ficam na minha cabeça mesmo tempos depois de vê-lo.

Assistam aos dois e depois me contem.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s