Um encontro, uma palestra e uma animação

Hoje é feriado no Brasil. Por causa do Carnaval? Não, é Dia de Tiradentes, mas a folia vai acontecer sim, neste fim de semana, depois da Páscoa. Essa loucura do calendário é apenas um reflexo desses últimos dois anos na nossa vida.

Sendo assim, vou aproveitar o momento de folga para fazer algumas indicações. Nada de textos, para descansar um pouco, apenas vídeos. Eu separei um encontro, uma palestra e uma animação. Vamos lá?

O QUE PODE O CORPO?, CAFÉ FILOSÓFICO, DANI LIMA E VIVIANE MOSÉ
idioma: português
duração: 47min51seg
assistir: clique aqui

Realizado em 2009, eu assisti a essa mesa-redonda anos atrás. Guardei o link para publicar no blog e nunca havia encontrado o momento certo, mas finalmente chegou a sua vez. Dani Lima é bailarina e coreógrafa, ela fala sobre o corpo e a dança; Viviane Mosé é filósofa e participa da conversa; juntas, elas falam sobre o corpo ao longo da história do pensamento. Esse é um daqueles encontros que mudam nossa visão de mundo e abrem diversas janelas dentro da gente. Acreditem em mim, vale muito a pena.

A BALLERINA’S SECOND ACT, TEDx, MIKO FOGARTY
idioma: inglês, legendado em português
duração: 10min6seg
assistir: clique aqui

Quem se lembra da Miko Fogarty? Aos 12 anos, ela participou do documentário First Position (2011) ao lado de outras promessas da dança. Ela era onipresente nos festivais, provavelmente você a viu em algum deles. Ganhou fãs ao redor do mundo e era nítido qual seria o seu futuro: primeira-bailarina de uma grande companhia. Hoje ela é estudante de medicina. Sim, ela abandonou a carreira e, nessa palestra, ela conta os motivos que a fizeram mudar de caminho. É para repensarmos um punhado de coisas, de verdade.

MARIA BADERNA, MULHERES FANTÁSTICAS #11, FANTÁSTICO
idioma: português
duração: 1min11seg
assistir: clique aqui

Vocês sabem de onde surgiu a palavra “baderna” como sinônimo de “bagunça”? Veio do sobrenome da bailarina Maria Baderna. Em 2020, a sua história foi contada no quadro “Mulheres Fantásticas“, do Fantástico. Na mesma época, eu aproveitei o ensejo e fiz um post sobre ela. Essa animação é tão encantadora que vale a repetição.

Badernem muito e até semana que vem!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s