A dança além do eu

Meses atrás, o crítico de dança Henrique Rochelle publicou em sua coluna 3ºSinal o texto “A dança do outro“. Presença frequente nas plateias e não nos palcos, sempre o indagam: “Mas você também não dança?”.

Antes mesmo de ler o texto, disse a ele que talvez essa pergunta fosse recorrente porque falamos muito mais da dança como prática do que da dança como manifestação artística. Ele me respondeu que “suspeitava que fosse uma coisa do protagonismo do corpo. O corpo é tão central na dança e na discussão da dança, e ele é tão ‘eu’, que talvez aumente a dificuldade em aceitar outro vínculo”. Li o seu texto e fiquei com isso na cabeça.

Pouco tempo depois, assisti às primeiras cenas dos episódios da série “Move” e as pessoas entrevistadas usaram o pronome “eu” o tempo todo. Não é algo isolado, parece que vivemos em uma pirueta eterna, olhando apenas para dentro.

Lembrei do Henrique no mesmo instante. Entendi como a dança é vista a partir do “eu”, como se ela existisse primeiramente em cada um e, quem sabe, no outro quando eu desligar um pouco o que existe em mim.

Será que não precisamos mudar a chave e de vez em quando trocar o “eu” pelo “nós”? Existimos juntos e dançamos juntos, o tempo todo.

Neste Dia Internacional da Dança, vamos olhar para fora: Quem dança ao nosso lado? Quem está dançando ao nosso redor?  Quem está fazendo dança, criando dança, dançando no mundo?

A meu ver, a dança se tornaria cada vez mais interessante, bela, potente e transformadora.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s