Filmes de dança para assistir em casa

Em tempos de coronavírus, uma das recomendações é ficar em casa. (A primeira é lavar as mãos adequadamente, já lavou as suas quantas vezes hoje?) Sendo assim, fiz uma lista de filmes de dança que estão disponíveis em três plataformas de streaming.

Eu selecionei apenas filmes porque são mais rápidos de assistir. Não selecionei todos, quem souber de outros títulos, é só indicá-los nos comentários. Divirtam-se!

NETFLIX

Sob a luz da fama (Center stage), 2000, 1h55min
A trajetória de um grupo de estudantes de ballet na fictícia American Ballet Academy. O grande clássico do ballet, dificilmente uma bailarina não o assistiu. Sou só amor por ele.

Dirty Dancing: Ritmo quente (Dirty Dancing), 1987, 1h40min
Frances conhece Johnny, um instrutor de dança, em uma colônia de férias. Outro clássico, se você não o assistiu, pelo menos conhece a música-tema, ou a dança final, ou a frase “Nobody puts baby in the corner”.

A bailarina (Ballerina), 2016, 1h29min
Animação que conta a história de uma menina que quer estudar na Ópera de Paris. Uma graça!

Restless Creature: Wendy Whelan, 2016, 1h33min
Documentário sobre a aposentadoria da bailarina Wendy Whelan do New York City Ballet, depois de 30 anos na companhia.

GLOBOPLAY

Meu nome é Patrick Swayze (I am Patrick Swayze), 2019, 1h32min
Documentário sobre a vida do Patrick Swayze. Eu não assisti, mas como ele fez ballet clássico, conheceu a esposa dessa forma, atuou no filme Dirty Dancing, talvez seja interessante.

AMAZON PRIME

O Quebra-Nozes e os quatro reinos (The Nutcracker and the Four Realms), 2018, 1h39min
A versão cinematográfica da clássica história. Visualmente, é lindo de doer.

O príncipe encantado (The Nutcracker), 1993, 1h32min
Montagem de O Quebra-Nozes realizada pelo New York City Ballet. Agora, por que o título em português na Amazon Prime é “O príncipe encantado”, eu não faço ideia.

Suspíria: a dança do medo (Suspiria), 2018, 2h32min
Algo sombrio ronda uma companhia de dança. Preciso dizer que é um filme de terror? Essa é a refilmagem do original de 1977; não assisti a nenhum dos dois porque não quero ter pesadelos à noite.

Fama (Fame), 2009, 1h46min
O dia a dia dos estudantes de uma escola de artes; essa é a refilmagem do clássico filme de 1980. Eu assisti ao original e gostei bastante.

Grease: nos tempos da brilhantina (Grease), 1978, 1h51min
A história de amor de Sandy e Danny. Não é um filme de dança, mas é um musical de grande sucesso. Vai me dizer que você nunca cantou “You’re the one that I want… uh, uh, uh…”.

Chicago, 2002, 1h53min
Velma Kelly e Roxie Hart foram presas acusadas de assassinato; dentro da prisão, disputam o protagonismo e a fama. Sucesso na Broadway, sucesso no cinema, vencedor do Oscar de melhor filme. Quem ainda não o assistiu, vá por mim, vale cada minuto.

4 comentários sobre “Filmes de dança para assistir em casa

  1. https://www.youtube.com/watch?v=NWEnxsGcIXQ&list=WL&index=108&t=0s eu estava fria a muito tempo com o balé, e na aula de literatura japonesa (!) a professora colocou um vídeo exemplificando a inspiração de um dos escritores, famoso por ser muito concentrado na forma, e era a Alina dançando, minha preferida da vida… e lembrei o quanto é possível transcender quando um artista busca mais, uma conexão mais profunda entre as cisas… é lindo esse vídeo dela falando, vale a pena ver.
    Vamos e voltamos 🙂 você sempre oferecendo inspiração, Cássia!

  2. Tem um filme no netflix, baseado em fatos reais chamado Yeh Ballet, baseado em fatos reais, sobre a história de dois bailarinos indianos.

    Recomendo!

    Taís

    ________________________________

  3. Cheklist dos filmes:
    Da Netflix, o único que ainda não assisti é o doc da Wendy. Os outros… maravilhosos, cada um no seu estilo!

    Do Globoplay, nem sabia que existia esse doc! Mais um p lista…

    Da Amazon, O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos, O Quebra-Nozes do NYCB (de onde tiraram “O Príncipe Encantado?) e Grease (tell me more, tell me more… AMO!) já estão assistidos!
    Chicago, já vi trechos, tenho vontade de assistir completo! Fama ainda não vi e Suspiria… terror não é a minha praia, então deixo pra quem curte!

    (Quando saiu Cisne Negro, eu fiquei com um pouco de medo de assistir, pq tem uma pegada meio dark, mas é sensacional!)

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s