A altura das pernas em “A Bela Adormecida”

Na newsletter de dezembro, eu publiquei a tradução de uma postagem no Facebook do Alexei Ratmansky, um dos coreógrafos mais expressivos do nosso tempo e responsável pelas reconstruções de vários repertórios, em que ele comentava sobre a altura das pernas em A Bela Adormecida. Como o assunto é importante, resolvi publicar no blog também.

Em “A tal da perna alta“, eu escrevi por que pernas altas em repertórios me incomodam demais. Vocês têm percebido como elas estão mais baixas em algumas montagens mais recentes? Eu acho infinitamente mais bonito.

A publicação original do Alexei Ratmansky é esta. Eu a traduzi livremente e republiquei as imagens. A diferença salta aos olhos.

A BELA ADORMECIDA: por quase um século, Aurora ergueu sua perna logo acima do nível do quadril. Você pode ver algumas bailarinas importantes ainda fazendo isso em meados dos anos 1980… Hoje, o padrão se tornou diferente ‒ se Aurora não mostrar a sua calcinha à plateia e aos pretendentes ela não é considerada boa o suficiente. A forma da arte evolui, eles dizem… Eu não posso negar o poder dessa ferramenta ‒ você faz um espacate completo e o público é seu imediatamente, mas a geometria de Petipa é muito específica. Agora nós temos uma compreensão muito melhor disso graças às notações de Sergeev. Na produção da ABT [Ratmansky reconstruiu A Bela Adormecida para o American Ballet Theatre], nós mostramos as intenções originais (não apenas os developpés baixos), então você vê o que foi perdido e o que foi mudado desde que esse trabalho genial foi criado.”

Margot Fonteyn, Carla Fracci, Ekaterina Maximova, Irina Kolpakova.

Svetlana Zakharova, Ana Sophia Scheller, Liudmilla Konovalova, Anna Nikulina. (Alexei escreveu na legenda das fotografias: “Para ser justo, Svetlana fez lindamente developpés contidos em nossa produção do La Scala”.)

***

Muito obrigada à querida Sarah, leitora de longa data, que compartilhou essa publicação comigo.

2 comentários sobre “A altura das pernas em “A Bela Adormecida”

  1. Bailarinas, como eu, de pouca flexibilidade por questões de própria anatomia, ficam com o coração aquecido com postagens como esta. Zakharova é sim incrível, mas deixem as bailarinas de quadris fechados trabalharem também, pôxa! hahah

  2. A foto da Carla Fracci é tão equilibrada, a designer chega derrete aqui.

    É loco como as proporções e linhas estão sendo alteradas… adianta sair gritando que ballet é de figuras, linhas, ângulos, simetria, assimetria, espaços vazios, se o que importa hoje é a flexibilidade? Tomara que sim, hehe

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s