Para divulgar a exibição nos cinemas de Raymonda no dia 27 de outubro, o Bolshoi divulgou este vídeo. Enquanto assistimos à bailarina Yulia Stepanova dançando a variação mais conhecida do ballet, ouvimos sua voz falando brevemente sobre a obra, o papel principal e essa variação.
Como a narração foi feita em russo e as legendas estão em inglês, eu traduzi livremente para o português.
Além de aprender um pouco mais sobre Raymonda, o vídeo por si só é lindo.
Yulia Stepanova talks about “Raymonda” ballet, Bolshoi Theatre, out. 2019.
“Meu nome é Yulia Stepanova. Eu sou primeira-bailarina do Teatro Bolshoi.
“Raymonda é um dos papéis mais difíceis do repertório clássico, todos os solos ao longo do espetáculo representam os seus diversos retratos emocionais, eles mostram uma mudança de humor e uma alma de mulher.
“Raymonda é a jovem sobrinha da Condessa de Daurice, ela chega para uma festa no castelo, despreocupada e apaixonada no mundo, uma jovem mulher radiante.
“Na ‘Variação do casamento’ [também conhecida como ‘Variação da claque’ ou ‘Variação do grand pas’] no ato 3, Raymonda já está mais madura, real [da realeza] e reluzente. Uma forte técnica clássica é combinada com um estilo folclórico húngaro de movimento dos braços, que traz um tipo de brilho e singularidade ao estado de ânimo. Com pas de bourrées muito delicados, a bailarina desliza pelo palco esboçando desenhos sinuosos com seus pés.
“Eu acho que quando o público assiste a essa obra, eles ficam imersos a princípio no mundo onírico espiritual de Raymoda, em uma profunda mas silenciosa meditação. Lentamente os movimentos e a música chegam a um ‘crescendo’, eles se desenvolvem e se transformam em uma brilhante dança vigorosa, que realmente cativa e envolve a plateia.
“Este espetáculo exala feminilidade, jovialidade e amor luminoso e devotado.”