A newsletter número 1

No fim de julho, expliquei a vocês como seria a newsletter mensal do blog. Uma semana depois, as pessoas inscritas receberam a primeira edição, cheia de informações sobre dança.

Há quem prefira primeiro conhecer a newsletter para só então se inscrever. Sendo assim, para quem teve curiosidade, esta foi a newsletter número 1. A segunda será enviada nesta sexta-feira. Não quer perder? Então se inscreva em https://tinyletter.com/dospassosdabailarina.

Espero vocês!

***

9 de agosto de 2019

Vamos começar?

Há tempos eu pensava em fazer uma newsletter de dança. Por quê? Eu não sou de acumular coisas, eu acumulo informação: vou reunindo matérias, vídeos, sites, fotografias, ilustrações, depois volto a esses materiais para ler e assistir. Mas também gosto de compartilhar, por isso, essas informações ficam arquivadas para irem ao blog em algum momento. Mesmo assim, aquele nem sempre é o lugar ideal, eu prefiro textos longos a indicações esparsas. Além disso, nem sempre vocês querem ler outras coisas ao visitarem o blog. Quem aí clica nos vários links dos posts? O WordPress me conta que são poucas pessoas. Agora, vou reunir tudo em um único lugar: vocês terão o tempo que quiserem para ler, reler, assistir, visitar. Aproveitem e compartilhem, porque a dança não acontece apenas nos palcos e nas salas da aula, ela também acontece nas palavras, nas imagens, nas informações. Divirtam-se!

POSTS DE JULHO

Old Men Grooving (1 jul. 2019)
Um grupo de dança formado por cinco homens entre 40 e 60 anos foi a grande sensação do Britain’s Got Talent em 2015. É uma delícia vê-los dançar!
Para ler, aqui.

Aurora e uma pausa no tempo (8 jul. 2019)
O meu encantamento por uma foto da bailarina Sarah Lane como Aurora de “A Bela Adormecida”, na reconstrução de Alexei Ratmansky, me levou a um vídeo dela ensaiando na Ópera de Paris, e com o mesmo figurino. Acabou virando post.
Para ler, aqui.

Frustração, é você? (15 jul. 2019)
Neste texto, eu conto qual é a minha grande frustração na dança: não ter sido bailarina profissional. Sem choro, nem lamentação, apenas relato como eu aprendi a lidar com isso. Quem sabe alguém não se identifica.
Para ler, aqui.

Ekstasis, Martha Graham e Aurélie Dupont (22 jul. 2019)
“Ekstasis” é um solo criado pela Martha Graham em 1933 e reinterpretado pela Virginie Mécene em 2017; essa obra faz parte do repertório da Martha Graham Dance Company. Neste post, há informações sobre essa obra, e vídeos tanto de uma bailarina da companhia quanto da Aurélie Dupont dançando esse solo. De bônus, uma entrevista (em francês legendada em inglês) da atual diretora da Ópera de Paris contando sobre tudo isso.
Para ler, aqui.

Quem quer receber informações sobre dança? (29 jul. 2019)
Um breve post contando como será esta newsletter.
Para ler, aqui.

MEMÓRIA

Gorda, eu? (3 ago. 2010)
Há nove anos, contei como a minha relação com o meu corpo mudou depois do ballet clássico, a minha autoestima desabou depois de ouvir dia sim outro também que estava gorda. Além disso, questiono como o “estar gorda” é um imperativo no ballet. Relendo o texto, não gostei da maneira como abordei o assunto, parece que a solução do problema passa simplesmente pelo “não vamos falar sobre isso”. Hoje eu compreendo o contexto social e cultural da coisa toda e abordaria o tema de uma maneira muito mais informativa e acolhedora. De qualquer forma, é um retrato da minha visão naquela época. A propósito, minha autoestima nunca mais foi a mesma, mesmo estando longe das aulas há anos. É uma das coisas ruins que o ballet me deu.
Para ler, aqui.

MATÉRIAS

‘Bailarinos negros têm mais trabalho fora do Brasil’, diz Rejane Duarte (17 jun. 2019)
A bailarina brasileira Rejane Duarte fez parte da companhia Dance Theatre of Harlem. Nessa entrevista à Folha de S.Paulo, ela conta sobre a sua trajetória e as dificuldades que bailarinas negras e bailarinos negros têm no mundo da dança.
Para ler, aqui.

Iran: Women Arrested for Dancing (11 jul. 2018)
De acordo com matéria publicada pelo Human Rights Watch, mulheres iranianas foram presas depois de publicarem em suas contas pessoais do Instagram vídeos delas dançando. Elas tiveram de pedir desculpas publicamente. Para não nos esquecermos que liberdade de expressão e democracia não são conceitos abstratos.
Para ler, em inglês, aqui.

VÍDEOS

Variação feminina, variação masculina e coda, “Esmeralda”, Carla Fracci e Stephen Jeffries
Parte do especial televisivo “The Ballerinas”, de 1987, eu sou suspeita para falar sobre a Carla Fracci. Para mim, ela é maravilhosa sempre.
Duração: 5’34”. Para assistir, aqui.

Trechos de “Gnawa”, de Nacho Duato, São Paulo Companhia de Dança
No mês passado, assisti ao ensaio completo de “Gnawa” na sede da São Paulo Companhia de Dança e me apaixonei. Essa obra faz parte do repertório da companhia há dez anos, e não é para menos: que coisa maravilhosa!
Duração: 3’15”. Para assistir, aqui.

INTERNET 

Instagram: @mariuspetipasociety
Conta oficial da The Marius Petipa Society, organização dedicada à sua obra. Fotos antigas e recentes, vídeos de montagens e reconstruções de diversas companhias, é um achado para quem ama ballet clássico.
Para seguir, aqui.

LIVRO

Princípios básicos do ballet clássico, Agrippina Vaganova, Ediouro
Escrito pela criadora do método russo, o livro é dividido por grupos de movimentos e tem todos os passos explicados e ilustrados. Além disso, há capítulos sobre trabalho de pontas, exemplo de aula e exemplo de aula com acompanhamento musical. A versão em português está fora de catálogo há anos, mas quem tiver paciência consegue encontrar em algum sebo. Para quem sabe inglês, o “Basic Principles of Classical Ballet” é vendido na Amazon brasileira (para ver, aqui). Eu tenho os dois, por garantia. Se tiver de escolher um único livro de técnica clássica, escolha esse.

FOTOGRAFIA

George Balanchine ensinando na School of American Ballet, 1959. Foto: Henri Cartier-Bresson/Magnum Photos.

Até mês que vem!

Um imenso abraço,
Cássia

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s