Depressão e dança

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo tenham depressão. Esse número pode impressionar num primeiro momento, mas depois passa batido para quem não sofre desse transtorno. Já para quem convive com isso, é uma angústia sem fim.

A dança não é um tratamento para a depressão, mas pode ser considerada uma atividade complementar nesse processo. No episódio “Depressão e dança” do podcast Entrementes, o editor do portal Drauzio Varella e a psiquiatra Giuliana Cividanes conversam sobre essa relação.

(Quem não conseguir abrir no Spotify, clique aqui e ouça diretamente no portal.)

Pois foi ouvindo o episódio que eu soube do projeto “Próximo passo”. Quarenta pessoas, que estão em tratamento ou já se curaram da depressão, foram selecionadas para ensaiar e apresentar um espetáculo de dança dirigido pelo Ivaldo Bertazzo. Neste vídeo, temos uma ideia de como foi a experiência.

Além do espetáculo, também foi produzido um documentário de oito minutos, em que uma participante foi acompanhada durante todo o processo. Para assistir, clique aqui.

Tudo isso aconteceu no ano passado, sendo assim, não poderemos assistir ao espetáculo. De qualquer forma, é uma maneira de reconhecer a dança para além de suas funções artística e educativa. A dança também pode ser salvação.

*

Quem quiser saber mais sobre depressão, assista à série “Não tá tudo bem, mas vai ficar”, produzido pelo Fantástico. São três episódios: [1], [2] e [3].

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s