O prólogo que inspirou o prólogo

Quem assistiu ao filme Black Swan provavelmente se lembra da sequência inicial, quando Rothbart transforma Odette em cisne.

Prológo, Black Swan, direção de Darren Aronofsky, 2010.

Em seguida, a personagem principal, Nina, acorda e durante seu alongamento matinal conta à mãe sobre o sonho que tivera, o prólogo que acabamos de assistir, ela estava dançando O lago dos cisnes e parecia a versão do Bolshoi.

Não sou uma especialista em repertórios, mas o prólogo do filme é idêntico ao prólogo de uma outra companhia russa: esta montagem do Kirov/Mariinsky, de 1968, feita especialmente para ser filmada.

Esse prólogo tem uma força dramática tão grande, é uma das passagens mais belas do ballet clássico.

Prólogo, O lago dos cisnes, Kirov Ballet, 1968, Yelena Yevteleva e Makhmud Esambayev.
Quem quiser baixá-la, aqui.

4 comentários sobre “O prólogo que inspirou o prólogo

  1. O mais curioso nessa história é que o VHS que eu pegava emprestado na biblioteca, editado pela Globo Vídeo, era identificado como sendo do Bolshoi! Só depois, com o blog, percebi que a montagem era do Kirov/Mariinsky.
    A montagem é linda, versão suíte (reduzida a uma hora e meia), e com músicas que não costumam tocar nas produções atuais da companhia. Sem falar no bailarino do Rothbart… gente, que interpretação!!!

    Me deu até vontade de ver de novo ❤

    1. Julimel, essa confusão ainda é comum, não é? De acharem que Bolshoi e Kirov/Mariinsky são a mesma coisa (apesar que, se era um VHS editado pela Globo Vídeo, esse erro não deveria ter passado). Eu preciso assistir, assim que eu fizer isso, a gente conversa sobre essa montagem. ❤

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s