Um coreógrafo ganhador do Oscar

Ontem foi noite de Oscar e, sinceramente, não lembro qual foi a última vez em que não assisti à entrega dos prêmios. Todo ano eu penso, “Não vou mais assistir”, mas lá estou eu acordada até duas da madrugada.

A apresentadora do prêmio de melhor filme estrangeiro foi a atriz Rita Moreno, vencedora de melhor atriz coadjuvante em 1962 por West Side Story (Amor, sublime amor). Na hora eu pensei: “Preciso escrever sobre isso no blog”. Por quê? O filme foi vencedor de dez prêmios, entre eles, o de melhor direção para Robert Wise e Jerome Robbins. Alguém reconheceu o segundo nome?

Jerome Robbins foi um dos grandes coreógrafos do nosso tempo, tanto no ballet clássico quanto em musicais. Aposto que vocês conhecem alguma dessas obras (clique nos títulos para assistir a trechos): Dances at the Gathering, In the Night, The Concert, Other Dances. Pelo menos alguma delas faz parte do repertório das grandes companhias de dança mundo afora.

Sobre o filme, ele codirigiu e coreografou West Side Story, que também é um musical de grande sucesso até hoje. E quem nunca assistiu à Rita Moreno cantando e dançando “America” e quis sair dançando pela sala de casa?

“America”, West Side Story, Robert Wise e Jerome Robbins.

*

West Side Story já esteve presente em um post do meu aniversário, aqui.
• Para quem também ama a Rita Moreno, hoje ela faz parte da ótima One day at the time, disponível na Netflix.

7 comentários sobre “Um coreógrafo ganhador do Oscar

  1. Fiquei aqui assistindo e suspirando, pensando “por que é que não se fazem mais filmes como antigamente?”. Parece que as pessoas hoje têm ojeriza por musicais e/ou filmes com cenas de dança (a exceção, claro, é “La La Land”, mas suspeito que seja mais em razão de toda a mega divulgação do que pelo filme em si).
    Esses dias o Thiago Soares postou no Instagram uma cena de dança de “O Artista” e eu também fiquei maravilhada.
    E o que é uma boa cena de dança no cinema sem uma saia rodada igual essa da Maria? Amo!

    1. Sarah, é mesmo, antigamente havia mais musicais. Você gostou de “La la land”? Eu só não gostei do final, mas achei que faltou aquele “tchans” na Emma e no Ryan. E saia rodada, ai ai, é amor pra vida!

    2. Sobre La La Land… As músicas são legais (apesar de eu achar que “How Far I’ll Go” merecia mais o Oscar de melhor canção original), a fotografia do filme é linda, as cenas de dança são demais e eu quero todos os figurinos da Emma, mas… O conjunto da obra não me conquistou, sabe? Saí do cinema bem desapontada e achando que era propaganda demais pra filme de menos.

  2. E West Side Story vai estar em cartaz a partir de julho no Theatro Municipal! Não sei se eles vão seguir a coreografia original mas com certeza vai ser muito lindo!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s