A importância das meias tonalizadas

A meia-calça rosa é um dos ícones do ballet clássico, só perde para a sapatilha, igualmente rosa. Na pele branca, elas mantêm as linhas do corpo, um dos pontos-chave do ballet.

Um momento: manter as linhas para quem? Como as bailarinas negras ficam nessa história? A Cyndi, querida amiga do blog O meu repertório, escreveu este longo texto sobre as implicações dessa dupla rosa no corpo e na arte dessas bailarinas.

Aproveitem essa aula.

***

Meia-calça rosa…
Cyndi Oliveira, O meu repertório

Esse assunto tava me incomodando há muito tempo. Porque, de tanta coisa que o ballet não me acolhe (ballet não, as pessoas), meia-calça parece o mais simples de resolver.

Mas não é.

Eu não gosto de meia-calça rosa em mim. Não gosto. Ela deixa a linha do corpo dividida, fica numa cor estranha e não me é agradável de olhar. A meia rosa, depois de velha, fica mais puxada para o branco, o que aumenta mais o contraste entre a parte de cima e a de baixo. Dá pra perceber muito bem na Misty (a bailarina negra com mais destaque ultimamente). A meia rosa dá uma encurtada, fica dividida.

Misty Copeland e Jeffrey Cirio, Dom Quixote, American Ballet Theatre. Foto: Rosalie O’Connor. / Misty Copeland, O corsário, American Ballet Theatre. Foto: Rosalie O’Connor.

Meia tonalizada é um amor!

Nas bailarinas de pele mais escura, o contraste é ainda maior. Por exemplo, Michaela DePrince:

Michaela DePrince e Sam Wilson, “grand pas de deux do cisne negro” de O lago dos cisnes. Foto: Matthew Murphy. / Michaela DePrince, O quebra-nozes, Het Nationale Ballet/Dutch National Ballet.

Das pesquisas que fiz, entendi que a meia-calça foi inventada para facilitar os movimentos. Antigamente, lá nas origens e etc, as bailarinas usavam roupas muito pesadas, que gradativamente foram perdendo camadas e comprimento. Muito era usado para esconder o corpo mesmo (normal, né, costumes da época). Quem não conhece a peripécia de Marie Camargo? (muita gente, então tá aqui o link).

Meia-calça também é pra aquecer. E tenho cá pra mim que também é pra esconder os músculos da mulher. Pra permanecer com a aparência frágil e feminina.

Enfim. Das ilustrações que vejo, as meias-calças são brancas. Mas não dá pra saber direito quão fiéis à realidade são essas cores. Outra coisa: ballet é europeu, né, pessoas bem brancas. As mulheres (ricas, obviamente) se cuidavam para manter a pele muito branca. Nessa época, não se via bailarina de outra cor mesmo, então, acredito que a meia-calça era como na ilustração.

Nestes vídeos da Royal, numa série chamada “Ballet Evolved”, dá pra ver como eram os figurinos e roupas para aula. Também tem este aqui que amo. E este link que fala sobre a história da roupa de ballet (tá em inglês, mas dá pra jogar num tradutor maroto). E pra ver em vez de ler: roupas do século 18 e 19.

E hoje?

Aquecer? Sim. Esconder músculo? Não sei. Ser da cor da pele? Não. A menos que você seja branca.

Pessoas dirão: “Ah, mas meia-calça rosa não é da cor da pele de ninguém”. E eu direi: não aqui no Brasil, que é muito difícil ser branquinha com tanto sol e miscigenação, mas olha bailarinas do hemisfério norte. Ih, não tá exatamente da cor? Mas tá uns dois tons abaixo. E se não é rosa, tem a meia-calça salmão, que fica ainda mais perto da cor da pele – da pele branca.

Entendo que as meias foram sempre assim, porque praticamente só houve bailarinas brancas. Praticamente não, a imensa maioria. Esmagadora. Então, num mundo com três, quatro bailarinas negras, uma produção de meias marrons não teria lógica.

Porém, continuar assim é, digamos, “silenciador”.

Há bailarinas negras – poucas, sim – e há estudantes negras. O ballet (as pessoas) vai continuar negando essa existência? Ao produzir apenas meias e sapatilhas que são da cor da pele de apenas um grupo de pessoas, ele (as pessoas) diz que os outros não são importantes.

Isso é notável não só no ballet, mas na sociedade em geral.

Ah, e o argumento “ah, mas bailarina e corpo de baile tem que ser uniforme!” é racista. Você pode usar e não perceber que é racista, mas, analisando, você está dizendo que bailarinas têm que ser todas iguais, e, por consequência, brancas. Claro, né, sempre foram brancas. E dizer que a meia-calça de cor da pele negra vai se destacar demais, você também está dizendo que a cor da pele dos braços e da cabeça vai se destacar demais. Né non? Vamos refletir.

Mas não só de segregação vivem as meias. Algumas marcas vendem meias tonalizadas. Eu já usei a da Só Dança e acho maravilhosa! O tom é lindo. Não é exatamente do tom da minha pele, então ainda tô com cara de quem tá usando meia (se isso é uma reclamação de quem é contra). São seis cores que a Só Dança produz: rosa, salmão, salmão claro, bege claro, bege escuro e caramelo (a minha). A Capezio daqui não contempla, tem rosa, bege e salmão. Já a Capezio gringa tem mais cores: rosa, rosa claro, NUDE (tô vendo esse termo aí, Capezio), “bronzeado”, “bronzeado” claro e caramelo (não tô incluindo cores como preto, branco e coloridas, porque estamos falando de cores de pele).

Eu sei que o Dance Theatre of Harlem usa meias tonalizadas e tem vários tons, mas não sei a marca que eles usam. Dá uma olhadinha na variedade:

Ainda não achei esse tom mais escuro pra comprar! E outra: uma vez, perguntei ao DTH se eles compravam as sapatilhas em tons marrons ou se os bailarinos pintavam TODAS elas. E, adivinha?, pintam TODAS ELAS. Ainda.

Ah, e tem este textinho bem legal (em inglês) sobre a experiência de uma mãe negra comprando meia tonalizada pra filha estudante do DTH =)

Achar sapatilhas tonalizadas é difícil. Só pra ter uma ideia, pesquisando o termo (em inglês) no Google, você só vê sapatilha pra gente branca! Miga, não dá pra defender.

Pois. Na Só Dança, as sapatilhas de meia-ponta são rosa, salmão e bege. O que é estranho, já que eles produzem meias de mais tons. Tipo “Oh, legaaal, tem meia da minha cor! Mas não tem sapatilha que combina então ela é inútil”. A Capezio gringa faz sapatilhas em rosa claro, “bronzeado” claro e NUDE (tô de olho). Já a Bloch passará a produzir sapatilhas em tons marrons, uhuuuuu! (brigada pelo link, Cássia!). Como ela mesma disse, “cabô pancake!”.

Que é bem isso, né?! Não tem da sua cor e você quer/precisa, você pinta. Com pó, pancake, tinta de tecido, base de make, combustível de foguete etc. Na minha antiga escola, o pessoal falava pra comprar sapatilha branca e pintar com uma misturinha de nugget branco e base. Mas eu nunca fiz não.

E eu nunca achei sapatilha de ponta tonalizada pra comprar.

Mas, aí, bem legal, você meia tonalizadinha, pintou a sapatilinha (por enquanto, é isso) chega seu prof e diz: não pode usar, tem que ser o uniforme, tem que ser igual às outras, você vai destacar demais.

E aí? Senta e shora?

Bom, é melhor que levantemos nossas vozes. Como diz aquele meme, “Vamos acordar que as mudanças não se fazem sozinhas”. E não se fazem mesmo! Nós, bailarinos negros, que devemos fazer a mudança. Vamos conversar com donos de academias e professores de ballet, vamos expor nossos argumentos, vamos tocar na ferida, vamos fazer nos enxergarem, vamos compartilhar a linda frase da Michaela: “Nunca tenha medo de ser uma papoula num campo de narcisos”. Então toca aqui quem tá comigo o/

Claro que a vida não é bonita e fácil assim, então a gente vai precisar ter força, porque a gente vai encontrar muita resistência. Mas, um dia, uma bailarina negra não irá se destacar no corpo de baile, porque haverá várias delas. De meia e sapatilha tonalizadas.

E nem um tico da história do ballet se perderá por isso.

10 comentários sobre “A importância das meias tonalizadas

  1. Adorei o post! Nunca tinha parado pra pensar e realmente, fica uma linha muito evidente! Sou a miscigenação em pessoa e ainda com um bronze agrícola (das aulas de campo da agronomia), N. Sra. do Equilíbrio hahaha fica uma lindeza! Cássia, agradeço por nos apresentar o blog da Cyndi ❤

    1. Virginia, quando colocamos as fotos uma ao lado da outra que nós percebemos a diferença gritante, não é? E preciso comentar, que demais você fazer agronomia! ❤

  2. Adorei. Tô passando por um perrengue desse tipo no espetáculo. Não me importo de usar meia rosa, amo rosa, é minha cor kkk mas tenho uma amiga negra que tem essa dificuldade quando o assunto é “pintar pra ficar cor da pele”.
    Esse ano no espetáculo vamos usar meia-calça no tom “areia” , por uma escolha generalizada, que eu particularmente não gosto , mas estamos com dificuldade de pintar a sapatilha no mesmo tom.
    E por aí vai… mas achei fantástica essa foto do Dance Theatre of Harlem

    1. Juliana, se isso foi um problema para você em uma situação pontual, que dirá para quem realmente vive isso dia sim outro também. Grande beijo.

  3. Que post incrível! Lembro que, quando a Cássia mantinha o grupo de discussão, alguém perguntou sobre esse tópico. Muito bom mesmo!

  4. Agradeço novamente pelo espaço, pelas dicas e correções! ❤
    Lembro de ter ficado tão feliz quando comprei minha meia marrom, cor da minha pele!
    Acontece mais ou menos o mesmo com sapatos comuns, porém estes são mais fáceis de achar. E o termo NUDE ainda me incomoda bastante. Nude na pele de quem? Reflitamos.

    ^_^

  5. Que lindo, estamos precisando de gente assim como você, para que as coisas evoluam! Parabéns pelo post.

    1. Jéssica, o post foi escrito pela Cyndi, eu apenas cedi o espaço. Mas temos de fazer isso, expor o assunto, conversarmos sobre ele, só assim as coisas mudam. Grande beijo!

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