Ainda no momento “mudanças históricas no ballet clássico”, prestem atenção neste incrível infográfico feito por Ciera Shaver. São 40 ballets e seus respectivos figurinos dispostos em ordem cronológica, de 1869 a 2011. Cada ilustração tem o título do ballet, o nome do coreógrafo, o ano e o local de estreia.
Talvez vocês se surpreendam como eu me surpreendi: o tutu prato (também conhecido como tutu bandeja) não é tão onipresente assim.
Eu publiquei apenas a imagem com todas as ilustrações reunidas, mas quem quiser vê-las uma por uma, em tamanho maior, aqui.
Ballet Costumes: A Chronological Infografic, Ciera Shaver.
Fonte: Ciera Shaver.
Observação:
Em “Bolero”, a autora misturou o figurino da criação de Maurice Béjart, de 1961, com a estreia da obra de Bronislava Nijinska, de 1928. Se eu encontrar mais alguma incongruência, eu volto para explicar.
Nos comentários, a Juliana apontou outros dois erros: em “Le sacre du printemps”, a coreografia referente a esse figurino é de Vaslav Nijinsky; a música sim foi composta por Igor Stravinsky. Em “Alice’s Adventures in Wonderland”, a coreografia referente a esse figurino é de Christopher Wheeldon; a música sim foi composta por Joby Talbot. Além disso, a estreia foi em Londres, Inglaterra.
Adorei! Mas eu notei q ela confundiu compositor com coreógrafo em dois ballets: ‘Le Sacre du Printemps’ tem coreografia do Nijinsky e ‘Alice’s Adventures in Wonderland’ foi coreografado pelo Christopher Wheeldon. 🙂
Juliana, muito obrigada pelas correções! Já coloquei no post, lá no fim, em “observação”. 🙂 Grande beijo!
Muito legal esse post
Bom que você gostou, Tais! Grande beijo.
Lindo! Mas sabe o que seria mais lindo ainda? Se alguém se dispusesse a costurar todos esses figurinos e fazer uma sessão de fotos ❤
Rosane, aí desmancharia nosso coração de amor! ❤
Lindo! Obrigada por dividir conosco!
Jaqueline, imagine! E fiquei feliz que você tenha gostado. Grande beijo!