Hoje Aurélie Dupont dançará pela última vez como étoile da Ópera de Paris. No papel de Manon, o espetáculo será transmitido ao vivo nos cinemas de alguns países sob a direção de Cédric Klapisch, o mesmo diretor do documentário Aurélie Dupont – L’espace d’un instant.
Quem acompanha o blog sabe que ela é minha bailarina preferida desde o meu começo no ballet. Apesar de saber que ela continuará na Ópera de Paris, agora na função de maîtresse de ballet, aquele palco não será mais o seu lugar.
Eu estou bem melancólica, como se um ciclo no ballet tivesse terminado para mim. Depois escreverei um texto falando sobre a aposentadoria dos bailarinos e bailarinas, mas hoje só tenho olhos e coração para a despedida da minha preferida.
Por fim, assistam a este lindo trailer feito para divulgar a transmissão. Duvido vocês não se emocionarem com o final. Não é difícil imaginar que eu chorei.
Trailer da transmissão da despedida de Aurélie Dupont, L’Histoire de Manon, Ópera de Paris.
Para assistir diretamente no Vimeo, aqui.
Fonte: Je pense que je vais etre un tannante.
* * *
Atualização: Enfim, Aurélie Dupont se despediu.
Fonte: Twitter Ópera de Paris.
Como não amar a Aurélie, não é mesmo? Isso que você disse de um ciclo chegar ao fim é bem verdade – tanto na Ópera de Paris (não vejo essa espiritualidade, essa sutileza, esse refinamento e essa encarnação de tudo o que o ballet deve representar em nenhuma outra das étoiles atuais…) quanto no ballet como um todo. Uma lenda!
Não sei qual o seu grau de vício em ficar vendo a cada 5 minutos se tem coisa nova no youtube em momentos como este (o meu é bem alto haha), mas vazaram alguns vídeos. 2 vídeos curtinhos de cenas sem dança em si (mas atuação e contato visual são essenciais em Manon) e esses outros que fizeram meus olhos vazarem bastante…
O último pas de deux: https://www.youtube.com/watch?v=pnk3wCW91Ho
E o agradecimento/despedida: https://www.youtube.com/watch?v=lXao-F080RY
Grande beijo!
Carolina, é mesmo, nenhuma das étoiles atuais representa o verdadeiro sentido de “estrela”. São todas incríveis, mas falta o que as tornam especiais. Não sou tão viciada quanto você em ver se há coisas novas no YouTube, hehehe, especialmente nesse caso. Ainda não assisti a nada da despedida da Aurélie, acredita? Só vi fotos. Parece meio ridículo, mas ainda não estou preparada para vê-la se despedir. Quando as estrelinhas caírem sobre ela, ai ai, vou chorar tanto. Muito obrigada pelos links, prometo que voltarei ao seu comentário quando meu coração disser “sim”. Beijo imenso.
GENTE O QUE É ISSO QUE SAI INCESSANTEMENTE DOS MEUS ÓLIOS?
Cyndi, vou pegar o lenço de papel, péra… :,)
Que vídeo mais lindo! E ela vai dançar com o Bolle, que foi meu primeiro amor do ballet (veio o Sergei e me conquistou pra vida!)! Fiquei emocionada não só com ela dançando, mas também com o close dado na ópera, que é lindíssima e foi um dos meus passeios preferidos em Paris! Que saudades da França, de ver ballet ao vivo, de sentir um palco! Tudo isso nasce graças ao amor e à dedicação de bailarinas como a própria Aurelie, tão linda! Ela foi a primeira Aurora que eu vi, e fiquei muito sentida de vê-la se despedindo!
Beijos, Cássia!
Marina, imagino a sua emoção ao ver a Ópera de perto! O seu coração de bailarina deve ter se desmanchado de beleza. Esse vídeo é mesmo lindo, acho especialmente emocionante quando termina nela. Eu choro toda vez que assisto. Beijo imenso!