Quem nunca ouviu falar em thera-band? Na verdade, Thera-Band é uma marca de produtos utilizados em exercícios com resistência elástica. Dentre esses produtos, a empresa produz a faixa elástica. Sendo assim, a marca se tornou sinônimo do produto.
Fonte: Balls’n’Bands
Utilizada pela fisioterapia em exercícios de reabilitação, a faixa elástica migrou para o cotidiano de bailarinas e bailarinos com a função de fortalecer pés e tornozelos. Mas ela não se resume a isso, quem leu o livro “Anatomia da Dança” viu a quantidade de exercícios que necessitam da faixa elástica para a sua execução.
Ela é produzida em diversas resistências, da mais leve à extraforte. As cores correspondem às resistências, ou seja, não vale escolher a sua cor preferida. Antes de comprar, também é importante prestar atenção no comprimento, as de 1,50m servem para os mais variados exercícios, mas para as baixinhas, as de 1,20m dão conta do recado.
Além da compra avulsa, é possível adquirir kits com faixas de resistências diferentes, assim, você pode mudar a intensidade conforme avança no seu treinamento.
Eu tenho três faixas (média, forte e superforte) e faço constantemente a sequência de exercícios indicada no blog da Escola Bolshoi, aqui.
A diferença no trabalho de pontas é imenso. Não só, a técnica clássica como um todo melhora consideravelmente. Para mim, faixa elástica se tornou tão indispensável quanto sapatilha e barra fixa. E não é exagero.
O produto original, da marca Thera-Band, é mais caro, mas é possível comprar produtos similares por um preço bem mais em conta. Ninguém ficará sem ter a sua.