O método Bournonville foi desenvolvido por August Bournonville, criador do The Royal Danish Ballet. O meu conhecimento sobre ambos, criador e método, são praticamente nulos. Li pouca coisa a respeito e as primeiras palavras que me vêm à mente são leveza, fluidez e graça dos movimentos. A bailarina do imaginário das pessoas seria uma bailarina Bournonville.
Devido a tamanho desconhecimento da minha parte, qual não foi a minha surpresa ao encontrar três vídeos sobre esse método? Barra, centro e terminologia. Mais de três horas e meia de estudo!
Terminologia do método Bournonville (o vídeo é sem som).
Barra, aqui.
Centro, aqui.
Será que existe alguma escola no Brasil que dê aulas desse método? Quanto mais eu leio e assisto a respeito, mais eu me interesso por ele.
Quem quiser saber mais sobre o assunto:
The Royal Danish, post do The Ballet Bag, em inglês, aqui.
Página sobre August Bournonville, em inglês, aqui.
Métodos de ensino do ballet clássico − Método Bournonville Ballet, post do Dicas de Dança, em português, aqui.
La Sylphide: The Bournonville Style, vídeo do Ballet Austin, em inglês, aqui.
Eu já estava procurando o vídeo de cinco garotas dançando “sobre” esse método, mas vi que você postou lá na página, hehehe!
As mulheres são delicadas mesmo, e a imagem dos homens que me vem à cabeça é de agilidade. Lembro disso por causa de Flower Festival (já assistiu? é uma gracinha!), e por Johan Kobborg, que estudou nesse método…
Beijocas, Cássia!
aaaaarg, por que nunca termino meus comentários? fico enrolando e esqueço de terminar!
continuando: Mesmo não sabendo nada sobre este método, mas dos ballet que vi de August, essa é a imagem que eu tenho.
olha Cássia, acho que vc já deve ter visto mas esse vídeo mostra acho que bailarinos ingleses ensaiando la sylphide e falando sobre o método bournonville.. e é bom porque a imagem está em alta qualidade e dá pra ver bem os movimentos… super lindo
Cássia, achei muito interessante MESMO, porque parece uma forma de treinar o corpo sem forçá-lo, e parece ser possível para todos os tipos físicos… Na verdade, parece a forma como eu meio que idealizo o ballet clássico xD
Se vc encontrar alguma escola que ensine, pfvr poste o nome… tbm vou pesquisar mais sobre o assunto. Um beijo, até mais
Cássia, aproveitando o assunto do post sobre o Método Bournonville, eu reparei que tem certos passos que são só os homens que executam.É assim mesmo nesse método e nos outros ou é só viagem minha?
Samara, pelo pouco que sei, não é apenas nesse método que há passos que só os homens executam. Inclusive, há aulas específicas de técnica masculina. Há passos que exigem muita força física, especialmente alguns tipos de saltos e baterias, e isso os homens têm mais do que nós.
Grande beijo.
Amei esse método.
Realmente é a bailarina ideal do meu imaginário.E os petits jetés são uma graça!:3