Anatomia da dança

Mês passado, fiz um post falando sobre a importância dos livros para o nosso estudo e disse que faria um outro com indicações de leitura. Mas antes, achei melhor fazer posts específicos de dois livros muito importantes. O primeiro deles é o Anatomia da dança, de Jacqui Greene Haas.

Fonte: Editora Manole

Falei brevemente sobre ele aqui. O livro é um “guia ilustrado para o desenvolvimento de flexibilidade, resistência e tônus muscular”. Como vocês sabem, não gosto de publicar exercícios, passos e afins, porque quando são feitos sem supervisão, há grandes chances de nos machucarmos. Mas esse livro é feito especialmente para esse tipo de estudo.

Dividido em nove capítulos, conhecemos sobre o nosso corpo em movimento e todas as “partes” que o compõem. Da coluna aos pés, descobrimos como nosso corpo funciona, especialmente na dança. Em cada capítulo, há exercícios para melhorar nosso desempenho. Tudo muito bem-explicado, com ilustrações que mostram os músculos e os ossos. Não só, há dicas de segurança, para ninguém se machucar fazendo por conta própria.

E se não bastasse, ele não é feito especialmente para bailarinos clássicos. Há também citações sobre jazz, dança irlandesa, dança de salão e explicações sobre necessidades específicas dessas danças. Sabe aquele livro obrigatório para todo bailarino que quer entender e conhecer melhor o próprio corpo?

Eu o conheci por acaso, quando o vi na mesa da minha então professora de ballet. Comprei e virou livro de cabeceira.

Ele foi desenvolvido por Jacqui Greene Haas, preparadora física do Cincinnati Ballet desde 1989 e diretora do Dance Medicine Academic Seminars. Ela é ex-bailarina profissional do Boston Ballet, Southern Ballet Theatre, Tampa Ballet, New Orleans Ballet e Cincinnati Ballet. E, além disso, é bacharel em dança pela University of South Florida. Ela é realmente uma especialista no assunto.

Para comprar
À primeira vista, ele parece caro, mas a qualidade da edição é excelente. O preço varia bastante entre um lugar e outro, por isso, é bom pesquisar.

18 comentários sobre “Anatomia da dança

  1. Cassia querida, agradeço imensamente pelas contribuições que vc tem nos dado. Muita luz e felicidade eterna…

  2. Cássia,

    Visito o seu blog tem alguns anos, comento muito pouco, mas eu REALMENTE preciso saber: onde você conseguiu o livro da Agrippina Vaganova ( Principios básicos do ballet clássico)?

    Eu estou maluca procurando por ele e não encontro nem na internet, nem nas livrarias da cidade onde moro (Maceió-AL)

  3. Parabéns pelos posts, comprei o meu “Anatomia da dança” logo no primeiro post que saiu sobre ele, é realmente um ótimo investimento!!! Cássia, falando em livros de dança gostaria de sugerir (caso vc não tenha lido) o livro “A Dança” de Klauss Vianna. É muito interessante, gostei muito e acho que vale a pena.

    Bjs!!!

  4. Gostaria de saber: A linguagem é simples ou é aquela coisa técnica? Dá para uma garota de 14 anos como eu entender perfeitamente? Adorei a dica!

    1. Sara, digamos que é uma linguagem técnica acessível. Como o assunto é anatomia, não dá para fugir da linguagem técnica, mas você entenderá perfeitamente, fique tranquila. 😉

      Beijos.

  5. Eu já encomendei… parece ser muuito bom! E eu estou atrás de tuudo que for pra me ajudar a melhorar na dança. Esse ano será muuito especial porque vou dar o meu melhor! Muuuito obrigada pela sua ajuda! O que seria de mim sem OsPassosDaBailarina e a Cássia…

  6. Incrível! Já encomendei o meu. Espero que ele ajude minha técnica. O que seria da minha estante e da minha dança sem os seus conselhos, Cássia? huashusa

  7. O preço é realmente um pouco salgado, ainda mais pra mim que não trabalho e dependo dos meus pais, hahaha. Mas vou fazer o máximo pra comprar, fiquei MUITO interessada! Obrigada Cássia! Bjs :*

    1. Bom dia, gostamos muito do seu interesse pelo livro e se quiser pode utilizar um cupom de desconto para compra dele no nosso site com 10% cupom 1C8N0W1Y0J , e ter o frete grátis

  8. Cassia,este livro parece ser muito bom,pelo que voce descreveu,mais uma vez deixa bem claro que quem faz dança tem também que estudar,o que não parece ser a prioridade da grande maioria que esta ligada a dança.Infelizmente.Só sinto que eu não tenha achado este livro na época em que eu fazia faculdade de dança,por certo teria auxiliado-me bastante,principalmente em cinesiologia. Tá vendo como o seu blog é super importante para o pessoal da área?
    Beijos!!!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s