A Thaís, do Ponta Perfeita, compartilhou no Twitter uma matéria a respeito do espetáculo Ghosts of Violence (Fantasmas da Violência), do Atlantic Ballet Theatre of Canada, sobre violência contra a mulher.
Fiquei tão impressionada que fui pesquisar a respeito. É arrasador.
O espetáculo foi inspirado nas histórias de mulheres que foram assassinadas pelos seus companheiros. Segundo a companhia, “o ballet capta a memória dessas vítimas silenciosas e conta as histórias de suas lutas, esperanças, alegrias e nossa perda”.
Ghosts of Violence, Atlantic Ballet Theatre of Canada.
Coreografia: Igor Dobrovolsky.
Quem quiser assistir a um vídeo mais longo, aqui.
A estreia aconteceu em fevereiro de 2011 em Ottawa e, no começo deste ano, estará em cartaz em Londres e Toronto. Queria muito que o espetáculo viesse ao Brasil.
No material de divulgação, há depoimentos de mulheres vítimas de violência e de espectadores tocados e emocionados com o espetáculo. Achei incrível o ballet clássico mostrar um assunto tão delicado com tamanho talento e respeito. Eu me emocionei. Muito.
Para mais informações sobre Ghosts of Violence, aqui.
Cassinha,
Quando assisti o vídeo, a primeira coisa que me veio à cabeça foi a capacidade que qualquer arte tem para abordar qualquer assunto. E o ballet é lindo! O encontro do absurdo com o belo! E sim… Seria de grande valia trazê-lo ao Brasil, especialmente por sermos um país extremamente violento com nossas mulheres. Por aqui, a cada 15 segundos, uma mulher sofre uma agressão. Mas se não vier, fica a dica para as nossas companhias. Seria a nossa arte trabalhando em favor do social, não é mesmo?
Um beijão pra ti!
IN-CRÍ-VEEEEEL!
Sem mais.
Achei uma ótima ideia de chamar a atenção para a violência doméstica. É um tema muito sério, e acho que o bailado está muito bem coreografado, dá para sentir o desespero das mulheres. Adorava que viesse cá a Portugal!
Fiquei impressionada! Tenho mais tempo de pesquisar e assistir repertórios com mais calma e é ótimo 😀
Magnífico! Trata o assunto de forma impactante, mas ao mesmo tempo é delicado.
Achei de uma beleza absurda, mas não consigo ver esse espetáculo como Ballet Clássico, para mim, ele foge, a movimentação é mais Contemporânea, mas para o lado da Dança Moderna. Infelizmente esses grandes espetáculos nunca vem ao Brasil e quando vem os preços são absurdos.