Vocês lembram o que é libreto? Depois de pronto, ele irá para as mãos do compositor. É chegado o momento da música.
O compositor criará toda a parte musical de acordo com a história. Os ouvidos mais atentos já devem ter percebido que, ao fecharmos os olhos, conseguimos identificar alegria, tensão, tragédia, paixão… A música é a responsável por nos contar os acontecimentos antes mesmo deles serem dançados.
E quem foram os grandes compositores de repertório? Um todo mundo conhece, mas seria injusto citar apenas ele. Sendo assim, aqui está uma pequena lista.
Para conhecer os autores (em inglês), clique nos nomes. Para ouvir trechos dos ballets (aqueles que encontrei apenas a música), clique nos títulos.
- Pyotr Ilyich Tchaikovsky: responsável por nada menos que O lago dos cisnes, O Quebra-Nozes e A Bela Adormecida.
- Ludwig Minkus: também conhecido como Léon Minkus, autor de Dom Quixote e La Bayadère.
- Adolphe Adam: compôs Giselle e O corsário.
- Cesare Pugni: foi o compositor de Esmeralda e A filha do faraó.
- Léo Delibes: autor de Sylvia e Coppélia.
- Alexander Glazunov: compôs Raymonda.
E agora, qual o próximo passo? A coreografia.
Fonte dos compositores: bailarinas.kit.net
Aprendido… mas como ainda preciso estudar muito, gostaria que, nesse mesmo post ou em outro, você me explicasse o que quer dizer exatamente, uma VARIAÇÃO. Como por exemplo, a variação de Giselle.
Beijo.
Imelidiane Leite
Imelidiane, o Dicionário de Repertório será feito de diversos posts, como você pode ver na página específica para ele, no alto do blog. Falarei sobre várias aspectos que compõem um repertório. A “variação” terá sua vez, fique tranquila. 😉
Beijos.
Ah, a música é muito importante.
Lembro que você comentou lá no blog que os movimentos seguem a música, e não o contrário. Mas é mesmo (sei lá, pelo menos eu também acho)
AAAh, tá explicado! eu achava que era diferente: ele fazia primeiro e depois o coreógrafo decidia “isso vai ser um pas de trois, e isso uma variação…”.
Viajei.
Beijocas!!
Cyndi, mas há momentos em que é sim o coreógrafo quem decide. Você nunca viu pas de trois de uma montagem que se transformou em pas de quatre em outro e por aí vai? Acho que os grand pas de deux que não mudam e, claro, adágio e allegro. Mas fique tranquila que falarei disso tudo no próximo verbete. 😉
Grande beijo.
Tchaikovsky é um gênio! Adoro O lago dos cisnes.
Oi Cássia!
Que legal, a maioria dos balés eu não conhecia o autor, só os do Tchaikovsky…
Vi isso hoje e lembrei de você na hora!
http://photography.nationalgeographic.com/photography/photo-of-the-day/swan-lake-ballerina/
lindo, né?
boa semana!