E vamos ao primeiro verbete do Dicionário de Repertório, como contei aqui.
Os posts serão feitos para facilitar o entendimento dos verbetes. Eu só falarei sobre grand pas de deux depois de explicar as partes que o compõe, por exemplo. Sendo assim, vamos começar do princípio. Afinal, o que é repertório? E ballet de repertório? São coisas diferentes e é preciso conhecer essa distinção.
Repertório significa conjunto, seja de obras, publicações ou conhecimento. No caso das artes, são as obras que compõe o trabalho de um grupo teatral, uma banda de música, uma companhia de dança, uma orquestra sinfônica. “Romeu e Julieta” faz parte do repertório do Grupo Galpão; e “Onqotô”, do Grupo Corpo, por exemplo.
Ballet de repertório consiste em um espetáculo de ballet construído em torno de uma história. Isso basta para receber tal denominação? Não.
“Em relação à dança, repertório é o conjunto de obras que, reunidas a partir de determinados critérios, continuam a ser encenadas, remontadas por diversas companhias ao redor do mundo e, mesmo décadas ou séculos após a morte de seus autores, continuam a gerar interesse do público que as assistem. Essas obras formam o acervo de uma companhia. Assim, repertório está ligado à permanência e à universalidade.” (Vera Aragão, no curso Composição Coreográfica para Ballet, Unidança.)
Ou seja, os ballets de repertório remetem à própria história do ballet clássico, passando por gerações. A primeira apresentação de “O lago dos cisnes” aconteceu no século 19 e cá estamos nós, em pleno século 21, falando sobre ele.
Ulyana Lopatkina, O lago dos cisnes, Kirov Ballet.
Foto: Divulgação.
gostaria que vc visse o meu post e me seguisse :https://wordpress.com/view/primeiraquartaquintaposicao.wordpress.com
Você tem algum post sobre melhorar os saltos?
Muito bom, claro, direto e esclarecedor 😉
Que maravilha, eu estava msm indo pesquisar o significado de “ballet de repertório”. Adorei, Cássia!
Cássia, no sábado eu vi o Lago dos Cisnes, com o Kirov, no Theatro Municipal de São Paulo e foi uma das coisas mais lindas que já vi! Os bailarinos dançaram com muita emoção, uma experiência magnífica! Odette e Odile foram interpretadas pela Ekaterina Kondaurova, uma das primeiras solistas (achei essa reportagem ).
Enfim, queria dizer que o seu blog fez o meu interesse pelo ballet aumentar bastante; se eu não fosse sua leitora, talvez não tivesse me deslocado até São Paulo para ver esse espetáculo 🙂
Beijão
interessante isso, sobre O lago dos Cines!!!
🙂
beijos e até!!
Primeiro verbete aprendido.
Ansiosa para saber mais!
Obrigada Cássia!!!
Essa parte de perpetuação eu não sabia que era importante… Tá bem explicadinho, ótimo!
Beijocas!
Já estou amando esse dicionário!
perfeito Cassia, adorei a primeira explicação de verbetes. Bem completo e objetivo. É sempre bom revermos conceitos que conhecemos e, ainda, ver o acréscimo de outras definições como o de Vera Aragão. Obrigada, espero o próximo!