Vocês conhecem a história que deu origem a O lago dos cisnes?
A Myrna Jamus, professora de ballet clássico, publicou o conto original em seu blog. Depois de lê-lo, vários detalhes se encaixam e temos outra visão do repertório.
“Odete era uma linda jovem que vivia alegre no campo com sua família. Um dia, um feiticeiro que morava na região encantou-a na forma de um cisne branco. Assim sendo, durante o dia, ela era a rainha dos cisnes e à noite voltava a ser a bela moça.
“Como podia a mãe de Odete aceitar tamanha desventura? Desolada, sem saber o que fazer, ela caiu num choro demorado. E chorou, chorou… Chorou dias e noites. Derramou tantas lágrimas que deram para formar um lago cristalino num vale que havia nas proximidades da casa. Durante o dia, quem passasse pela região avistava, à beira do recente lago, um belo cisne coroado, quem sabe o mais belo cisne que já havia visto.
“Com o tempo, outros cisnes foram chegando por ali. Eram moças da redondeza também encantadas pelo feiticeiro. Os que conheciam o feiticeiro contavam que ele tinha uma filha de nome Odile e que, segundo ele dizia, em breve, ela se casaria com aquele que seria o rei daquele país. Presumia o bruxo que, enfeitiçando as moças daquela terra, o príncipe acabaria se encontrando com sua filha. […]”
Quer continuar acompanhando a história? Aqui.
Eu amo bale,sempre sonhei em ser bailarina,mas nao é um sinples sonho de criançinha que acha tudo bonitinho,eu danço bale em casa apenas olhando os videos,e eu infelizmente nao tenho mais sapatilha,estou louca para xomprar uma mais mae diz que é besteira,mais vou comprar mesmo assim,afinal ê o meu sonho
Amei a historia, sou bailarina e o meu sonho é fazer a Odete no espetáculo “lago dos cisnes”..amo demais essa historia…eu sei q é difícil consegui um papel desse principal, mas vou me esforçar muito pra consegui…pois é meu sonho!!!
Bem apesar de ser jovem so tenho 12 anos, mas ja escutei varias historeias sobre o lago dos cisnes. Gosto muito de Odete mas pra mim gosto muito mais de Odile
Sou Bailarina muito nova, mas eu sei q um dia ainda vou dançar ” O Lago dos Cisnes ” e o meu sonho
Esse texto foi otimo para eu refletir mais ou menos como deve ser o balé
esse texto é muito legal
otimo para meu trbalho…..
gostei muito..
Nossa meninas, o post foi bem comentado! Adorei Cassia, obrigada.
Bem, quanto a origem da historia e’ o seguinte, eu tenho uma apostila de quando era aluna do curso tecnico e este conto fazia parte do material de repertorio que estudavamos na epoca. Nao sei exatamente de onde veio, mas minha professora tinha um livro todo escrito em espanhol que ela traduzia e apostilava pra gente. Porem estes dias fazendo pesquisas na internet sobre o lago, encontrei em um post da escritora Therezinha Pereira a historia muito proxima da versao que tenho e ela cita E.T.A Hoffman como o escritor desta lenda alema. Cheguei a conclusao pelas ligacoes de cenas, de que trata-se da historia do lago, ou a inspiracao mais proxima para a criacao do libreto original, pois revela muitas situacoes obscuras dentro do ballet, como os motivos que levam Rothbart a transformar as donzelas em cisnes, a origem do lago (de lagrimas) e etc. Continuarei pesquisando e se a Cassia permitir,caso encontre outras informacoes virei aqui compartilhar com voces.
Beijos.
Myrna, você tem carta branca para comentar e compartilhar o que quiser, quando quiser. 😉 E terei o maior prazer em publicar em posts, pode deixar.
Grande beijo.
Aaaaaaaaaaaah! alguns pontos foram ligados mesmo!
Beijocas!
Vc já viu o Lago dos Cisnes da Barbie? rs! Verdade! minha filha tem esse e o quebra nozes…
A versão é mais simplificada, tem uns animaizinhos…é legal, mas totalmente diferente da versão original!
Bjs e boa páscoa!
é mesmo que o da barbie é melhor do que o original falou certo
Meu coment não apareceu! =/
Lindo! Lindo! Sempre me encanta… na verdade, eu não sabia desse final feliz. Porque afinal de contas eles ficaram juntos *-*
Na realidade, não é um final feliz, pois os protagonistas morrem ao se atirar no lago. Essa é uma das caracteristicas do Romantismo, a morte por amor. Adorei a história, realmente dá pra ligar alguns pontos que até então a gente não entendia… Isso pede uma postagem em meu blog quando publicar o próximo DVD do Lago…
Grande Bj Cássia!!!!
Tempos atrás escrevi uma versão própria da história de O Lago dos Cisnes, diferente dessa aí obviamente. Inseri alguns elementos mais realistas e trágicos, além de uma pitada picante bem de leve rsrsrs!
Onde será que a Myrna teria encontrado essa versão original, será que existe algum livro, ou coisa assim?
=*********************************
Eu não conseguia entender quando a Odette explicava para Siegfried como ela tinha se tranformado em um cisne, até eu ouvir a explicação da mímica, o que é fundamental para o contexto do conto. Bjs
lindo..qse me emociono..
amo contos,com essa conotação melancólica então..mto encantador..
olá, não tem nada a ver com a história (belíssima, aliás), mas eu não sabia onde deixar essa sugestão…
houve um balé com a história de Edwards mãos de tesoura, achei algumas informações aqui http://www.manchestereventsguide.co.uk/feature/Edward_Scissorhands_at_The_Lowry_18th_to_22nd_November_2008/324.html
mas está tudo em inglês
quem sabe quando você tiver tempo possa fazer um post sobre isso, tenho certeza que ficaria maravilhoso.
desculpe o incômodo e parabéns pelo blog tão diferenciado, sempre leio!
Anía, não é incômodo algum. Pelo contrário, eu que te agradeço por compartilhar informações e sugerir um post. Vou ler seu link e pesquisar sobre o ballet, pode deixar. E obrigada por ler o blog sempre.
Grande beijo.
Essa história me lembra da Barbie em o Lago do Cisnes, com algumas modificações… Adorei!
acho muito linda a história original, na verdade já havia lido, mas adorei relembrar, fazia tanto tempo que sinceramente só não havia esquecido pois o lago dos cisnes , não tem como esquecer,
mas adorei o poste, me fez relembrar um pouco de quando li
bjs e até