Finalmente, Black Swan estreia nos cinemas. Por um feliz acaso, justamente na semana de aniversário do blog. Eu quase fiz um especial sobre O lago dos cisnes, com posts de segunda a sexta para reunir as duas coisas, mas acabei desistindo. Muito trabalho para pouco tempo.
Eu já falei sobre o filme aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Por isso, pensei em algo diferente para hoje.
O grande embate da protagonista de Black Swan é justamente a dicotomia entre Odette e Odile. Perfeita para um papel, inadequada para o outro, porém, ela é responsável pelas duas.
Se a Nina tem de dar conta de ambas, nós não. E percebo que cada bailarina tem a sua preferida.
Pode ser uma escolha racional (a variação ou o pas de deux), emocional (a vivacidade de uma, a languidez da outra), psicológica (identificação com uma das personagens), estética (tutu branco ou preto). Tanto faz o motivo, mas ele existe.
Eu fiz uma enquete e só vale escolher uma. Depois o resultado virará post. Quem quiser contar o seu motivo nos comentários, fique à vontade. Mas, por favor, votem. Quero descobrir quem realmente manda no imaginário das bailarinas.
Eu separei dois momentos cruciais para o desenrolar da história, além de ser possível entender sobre a personalidade de cada uma. Os vídeos correspondem à montagem do American Ballet Theatre, com Gillian Murphy, Marcelo Gomes e Angel Corella.
Rothbart transforma Odette em cisne branco
Siegfried, pensando estar diante de Odette, pede Odile em casamento. Rothbart e a filha conseguem a sua vitória e Siegfried cai em desespero.
Para quem quiser assistir às variações com a Gillian Murphy: Variação de Odette e Variação de Odile.
Qual é a minha preferida? Só contarei no dia do resultado.
Só um aviso: Evitem falar sobre o filme nos comentários. Quem já assistiu, respeite quem ainda não viu. Eu farei um post para todo mundo conversar sobre o assunto, podem ficar tranquilas.
AHHHH, Odile,
ela é maravilhosa, chama atenção e é marcante demais *-*
Eeeu estou ensaiando a Odette, e ADORANDO (:
não pela personagem que é malvada, mas pelo tutu preto e as variações que eu amo, eu prefiro a Odile !
http://www.amor-adanca.blogspot.com
Olha a explicação dada pela Tamara:
http://www.roh.org.uk/video/index.html?bcpid=1733261711&bclid=1740033473&bctid=1797753926
sempre preferi a odile…seu jeito malvadinho da uma força na coreografia…o olhar e os passos das bailarinas quando a interpletam ficam mais marcantes………..enfim!!!………..votei nela
bjussssssss
Gente, esta reportagem conta como foi a maratona de preparo físico para a Natalie poder interpretar Nina, achei mto interessante: http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/natalie+portman+coloca+em+acao+o+que+havia+aprendido+na+infancia/n1237986577418.html
Bjs!!!
Olá, Cássia!
Vira e mexe, dou uma olhadinha no seu blog. Gostaria de convidá-la para a leitura da resenha que escrevi sobre Cisne Negro para o jornal em que trabalho. Depois diga o que achou.
Abraço,
Juliana Ravelli
http://parladanse.blogspot.com/2011/02/em-busca-da-perfeicao.html
Finalmente chegou o dia… * ansiosa*
Tô indo amanhã!!!!
Votei em Odile… o “the dark side” me fascina hohoho!
bjos
A variação da Odette é apaixonante, como é frágil. Votei nela!
Odette eu achoo ela fantastica,claro q a Odile tb é … maas concerteza prefiro a Odette :))
Hahahah, Eu sabia que você não ia ficar quieta em relação ao Lago dos Cisnes. Eu cliquei na Odile. Adoro esta variação. Ela é super sedutora e colorida. Quase todas as bailarinas preferem fazer a Odile. Mas as vezes que acho que substimam a Odette. Mas depois pensando com mais calma, eu acho a Odette excepcional por vários motivos: à primeira vista, a Odile é mais marcante com aquele tutu preto. Entretanto as coreografias feitas pela Odette são um primor. A Odile parece ser mais humana e a Odette tem que parecer um cisne o tempo todo. Conforme explicado pela Zenaida aqueles movimentos com as asas caracterizam bem a Odette. As expressões de sofrimento e ter que parecer um cisne o tempo todo nadando naquele lago, exige uma carga de dramaturgia muito grande. É difícil escolher.
Mas as duas são muito legais!
Odette, pelas roupas, pela leveza, pela delicadeza!
desde que comecei a me envolver com ballet, sempre me identifiquei com a Odille, por mais que ela seja a malvada da história (rsrsrs). Seu personagem é forte e marcante, o que me fez se apaixonar desde o primeiro momento. Não que eu despreze a Odette mas…. Não tem jeito, sou apaixonada por Odille….
Odette, e sim… é o tutu branco mesmo!
Mas também a delicadeza .
Odile!
Forever and ever!
Ela a-ha-sa em tudo!!!!
=**********************
Ai Cá…. to ensaiando Odile. E está nascendo asas…
votei odile…. amei o post… rs
E olha, nunca achei que fosse ceder ao amor deste ballet….
beijokas (amanhã vc vai?)