Das críticas

Às vezes eu assisto ao quadro Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão. Gosto de prestar atenção nas análises do júri e, confesso, respeito apenas os profissionais da área. O chamado “júri artístico” fala tanta bobagem que abstraio.

Ontem, a modalidade da vez foi dança cigana. Como fiz aula por seis meses com uma professora excelente, a minha análise foi outra. Os casais das quatro apresentações receberam várias notas 10, mas será que mereceram? Será que se os dois profissionais da área, respeitadíssimos por sinal, não estivessem ao vivo em um programa de televisão, seriam tão condescendentes?

Sim, porque ninguém ali merecia aquelas notas. Eu percebi de longe vários erros, não apenas no desenvolvimento da coreografia como da dança em si. Além disso, é muito fácil perceber um olhar atravessado de uma atriz ao receber um 9 ou de outra que recebeu uma crítica mais contundente em programas passados. Ninguém gosta de ser criticado em rede nacional, eu também não gostaria. Mas aquilo é uma competição, não um encontro entre amigos.

Peguei esse quadro apenas para ilustrar como não conseguimos criticar. Não só, não sabemos ser criticados.

Temos medo de falar algo e a outra pessoa levar para o lado pessoal. Não pega bem. Preferimos focar no 1% de acertos do que analisar os 99% de erros.

Por outro lado, queremos os louros para ontem se começamos anteontem. Legitimamos o medo alheio, porque levamos sim para o lado pessoal. Não paramos para pensar como uma crítica pode nos fazer evoluir imensamente. Eu mesma tenho uma lista. Mas não, como crianças mimadas fazemos bico e batemos o pé. “Eu quero o meu 10!”

Querer todo mundo quer. Mas tem de merecer.

*
Só para constar:

No programa Superstars of Dance, a Maria Kochetkova recebeu nota 9 do júri. E os atores fazem cara feia por que mesmo?

4 comentários sobre “Das críticas

  1. hahahaha eu disse que ela não perdia em nada para as primeiras-bailarinas e na verdade ela é uma primeira-bailarina. Não reparem minha empolgação…

  2. Estou arrepiada!Ela é incrível!!! Pra mim ela não perde em nada para as primeiras-bailarinas das grandes companhias(exagero?). Ela conseguiu me emocionar mesmo. Por que não conseguiu um 10?
    Agora dá pra ver como aqueles atores são superficiais. Treinam apenas por uma semana e já querem os louros. E percebi,assistindo algumas vezes,que os atores mais famosos ganham notas melhores,mesmo dançando super mal.

  3. Criticas… é difícil escutar, mas é bom né!? É como as palmadas que a mãe da na gente quando é pequeno, dói, mas ajuda a crescer!!! rs

    bjs Cassia

  4. Isso me fez lembrar que na temporada do ano passado teve uma fase que foi bollywood, e claro teve um jurado especialista. Ele criticou vários dos participantes pelo desempenho e pela coreografia, dizendo que pouco havia de bollywood. Inclusive chegou a dar a nota mínima para o Leandro Hassum, pois disse que a coreografia era de dança do ventre e não de bollywood. Esse jurado foi vaiado pela platéia várias vezes, e claro sofreu críticas de todos os lados.
    É realmente difícil escutar um crítica.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s