Eu ainda não conheci uma bailarina que não tivesse o seu ballet de repertório preferido, aquele que, se pudesse, ela dançaria do começo ao fim.
Durante um bom tempo, o meu foi Dom Quixote. Com música de Minkus e coreografia de Petipa, estreou em 1869, inspirado no livro de Miguel de Cervantes. Eu sonhava em fazer a Kitri. Quando assisti ao ballet completo, chorei emocionada, ele é belíssimo do começo ao fim.
Grand pas de deux de casamento, Dom Quixote, Ópera de Paris.
Aurélie Dupont (Kitri) e Manuel Legris (Basílio).
Para mim, o melhor casal de bailarinos que já vi.
Mas ganhei mais um amor depois de assistir à La Bayadère. Também com música de Minkus e coreografia de Petipa, estreou em 1877. Dele eu dançaria tudo: Nikiya, Gamzatti, pas de quatre, todas as coreografias do corpo de baile.
Grand pas de deux, La Bayadère, Ópera de Paris.
Élizabeth Platel (Gamzatti) e Laurent Hilaire (Solor).
Um dos mais belos trechos, com direito a corpo de baile e pas de quatre.
As minhas versões preferidas dos dois ballets foram realizadas pela Ópera de Paris. Há algo especial nas montagens realizadas lá, mas eu ainda não descobri o que é.
Dom Quixote é mais bonito e interessante para quem assiste, mas La Bayadère é maravilhoso para quem dança. Quisera eu, um dia, dançar os dois.
*
A história de Dom Quixote, aqui.
A história de La Bayadère, aqui.
Cássia,
O link que você indicou para chegar até a história de Dom Quixote não abriu a página.
Parece que é da Unicamp, verifique.
Bj.
Alexandre.
Obrigada por me avisar, Alexandre, e já troquei o link.
Grande beijo.
Engraçado como as coisas mudam. Um ano atrás eu responderia “O Lago dos Cisnes” de boca cheia, hoje já vejo que é “Coppelia”. Eu acho que é um ballet que tem tudo a ver comigo: ele é divertido, vibrante, forte, com coreografias elegantes e engraçadinhas ao mesmo tempo. Se eu pudesse dançar um ballet, seria Coppelia.
Mas na minha lista de favoritos entra “Raymonda”, “La Bayedere” (gente, que é que aquela parte do Kingdom of Shades, hein?) e o próprio “O Lago dos Cisnes”. Inclusive, acho que sou uma das poucas bailarinas (olha só eu me chamando de bailarina hahaha) que não curte tanto “Giselle”. Já assisti várias montagens e alguma coisa não clicou.
Confesso,não ressisti e tive que colocar o pas de deux.
Bom,eu estou de folga hoje e resolvi ler seus posts mais antigos,porque ainda não tive tempo de ver tudo por causa da correria da vida.
Meu repertório preferido é um ballet que pouquissímas pessoas conhecem,mas que é realmente lindo!
Adivinha…é…Pássaro de Fogo.Não sei explicar o por quê,mas desde que comprei o dvd e assisti pela primeira vez,fiquei perdidamente apaixonada.Acho a estória totalmente encantadora e linda e não me canso de assistir o ballet.
Sonho em dançar esse ballet!
Sabrina, também adoro O lago dos cisnes.
Beijos.
O LAGO DOS CISNES!
É o ballet mais perfeito de todos!
Mas… Les Sylphides, é minha segunda paixão!
Carla, talvez você encontre no blogue Música de Ballet (musicadeballet.blogspot.com).
Grande beijo.
Oi…
Estou procurando alguma apresentação de um Ballet chamado “As Estações”, de Petipa e música de Alexander Glazunov… o Ballet é de 1900…Se alguem souber onde encontrar, por favor me digam.
Obrigada
Thays, é realmente belíssimo! E a Zakharava é maravilhosa tecnicamente, só falta colocar coração nessa moça, né? Hehehehe.
Grande beijo.
Já viu esse: http://www.youtube.com/watch?v=MQvyQc68-u4 ?
Chega a doer de lindo!
Claudia, acho que eu sou a única bailarina no mundo que não gosta do Lago dos cisnes. Ainda farei um post sobre isso. Também gosto do Quebra-Nozes, dancei a Valsa das Flores, e acho o ballet inteiro uma graça!
*
Thays, essa variação de Esmeralda com a Osipova foi um dos primeiros vídeos de ballet que eu assisti, é mesmo fascinante! Eu revejo volta e meia e adoro sempre! Ah, e viva o YouTube, eu vasculho vídeos por lá direto e há umas raridades. E pena que encontrar ballets inteiros, ou a gente compra em sites internacionais ou baixa pela internet. Nada de encontrar por aqui, eu acho isso o fim!
Beijos.
Não cheguei a assistir um ballet de repertório do início ao fim, apenas trechos no youtube.
O que me encantei primeiro foi Dom Quixote também, que assisti com Angel Corella e Paloma Herrera do ABT.
Depois vieram Quebra-Nozes e Esmeralda (tem um com a Natalia Osipova que é fascinante!)
oi cássia! como já lhe disse, meu preferido é o lago dos cisnes, que tive a alegria de ver com o royal opera house. mas, sinto uma quedinha toda especial pelo quebra-nozes, ballet que já dancei. bjs, querida!